Solar (SXP) é uma blockchain de código aberto para pagamentos peer-to-peer descentralizados. Ele funciona em um mecanismo de consenso de prova de participação delegado e é governado por um DAO. Os produtores de blocos da Solar são chamados de Delegados e protegem o blockchain através de um sistema baseado em votos usando as moedas SXP nativas.
A Solar coloca seu foco na criação de uma blockchain orientada pela comunidade, que um dia será comparável a blockchains como Ethereum e Solana. Para alcançar esse objetivo ambicioso, a Solar revisou seu ecossistema anterior chamado Swipe e desenvolveu uma nova testnet e mainnet sob a orientação de uma nova equipe, que é controlada por um DAO. No primeiro trimestre de 2022, a Solar conseguiu marcar alguns marcos significativos em seu roteiro:
- Sua mainnet entrou em operação em 28 de março de 2022, após vários meses de testes na devnet.
- Ele lançou um novo conjunto de carteiras de desktop para seu sistema de pagamentos peer-to-peer.
- A Solar implantou o Protocolo Solar Side Ledger, que permite aos usuários criar os equivalentes Solares de tokens ERC-20 e NFTs. A moeda SXP é usada para transações nesta plataforma.
- A estaca na rede principal foi ativada.
- O primeiro conjunto de 53 delegados para garantir a blockchain foi escolhido.
O desenvolvimento futuro se concentrará em melhorar a governança e aumentar a interoperabilidade entre a Solar e outros ecossistemas.
Como funciona o Solar?
O pilar do ecossistema solar é sua blockchain de prova de participação delegada chamada Solar Core. É um garfo da blockchain Ark que promete ser rápido, modular, sustentável, eficiente e totalmente descentralizado. No entanto, a Solar difere da Ark utilizando totalmente as assinaturas da Schnorr, resultando em uma melhor privacidade para os usuários.
Em seu mecanismo de consenso dPoS, 53 delegados operam como nodes responsáveis por proteger e manter a blockchain Solar. A produção do bloco é dividida em rodadas e blocos. Cada rodada é composta por 53 blocos, e cada delegado submete um bloco por rodada. O tempo de envio de blocos no Solar é de oito segundos, e, portanto, consideravelmente mais rápido do que blockchains como Bitcoin ou Ethereum, mas mais lento do que uma cadeia como Solana.
A recompensa do bloco para cada rodada é de 530 SXP e é dividida de acordo com a seguinte fórmula:
Recompensa = ((N + X) / D) * (R / S * D)
- Com as variáveis sendo:
- N = posição de delegado forjado no início da rodada.
- X = (53) variável, utilizada para determinar a razão de recompensa entre os delegados superior e inferior.
- D = (53) variável, total de delegados.
- R = (10) recompensa média do bloco em uma rodada S = (80) soma de ((N+X)/D) de N=1 para N=D
Assim, um delegado classificado 1 receberá pelo menos 6,75 SXP por rodada, enquanto um delegado classificado como 53 receberá pelo menos 13,25 SXP por rodada. Os delegadores também ganham uma parte das taxas de transação. Atualmente, a oferta de SXP é inflacionária e fixada em 530 SXP por rodada. No entanto, a comunidade tem o direito de mudar isso através de uma proposta de governança no terceiro trimestre de 2022, que precisa ser aprovada por eleitores e delegados.
Como em outras blockchains de prova de participação delegadas, os eleitores elegem os delegados que validam os blocos. Os delegados, por sua vez, podem escolher qual parte das recompensas que mantêm como comissão e o que é devolvido aos eleitores. A Solar não tem mecanismo de votação, o que significa que o número de tokens acotados a um delegador não pode ser alavancado pelo bloqueio dos tokens.
No entanto, a Solar estimula os eleitores a escolher delegados que contribuam para o ecossistema através do desenvolvimento, melhorias de segurança, marketing ou moderação. Ao contrário dos delegados que optam por vender suas recompensas de bloco, os delegados orientados a longo prazo podem evitar uma queda constante no preço do SXP, priorizando o desenvolvimento da rede.
Características Únicas da Solar
A Solar pretende fechar a lacuna para blockchains mais estabelecidas lançando várias iniciativas.
Roteiro detalhado
O roteiro solar descreve como o ecossistema planeja se desenvolver em 2022. Para o segundo trimestre de 2022, a Solar planeja implementar vários marcos fundamentais, tais como:
- O lançamento de suas carteiras móveis e web.
- O lançamento de seu kit de desenvolvimento de software Side Ledger Protocol.
- Uma versão alfa de seu metaverso Solar.
- Uma auditoria completa do núcleo de sua estrutura blockchain.
- Uma versão beta de seu mercado NFT.
Estes são apenas alguns dos vários objetivos. Para o restante de 2022, a Solar habilitará um módulo de governança, emitirá sua primeira concessão e lançará o Solar Launchpad, entre outras metas.
Protocolo de Livro Lateral
O Side Ledger Protocol (SLP) permite que os usuários criem tokens fungíveis e não fungíveis na blockchain Solar, semelhante ao padrão ERC no Ethereum. Isso será possível, graças à carteira Solar e ao kit de desenvolvimento de software, que será lançado no segundo trimestre de 2022. O envio de tokens SLP no Solar será tão barato quanto 0,2 SXP por transação. Tokens fungíveis ou não fungíveis podem ser criados por apenas 5 SXP. A solar introduz uma dinâmica deflacionária ao seu ecossistema com essa função, pois atividade suficiente significaria que mais SXP é queimado do que criado.
Mercado metaverso e NFT
A Solar planeja lançar seu próprio mercado metaverso e NFT que integra recursos SLP e permite que os criadores vendam colecionáveis digitais. A Solar também promete a criação de missões mundiais, passes de menta para AMAs com celebridades e influenciadores, e a criação de dApps adicionais. O metaverso e o mercado NFT também contribuirão para a dinâmica deflacionária da Solar, queimando SXP para taxas de transação.
Launchpad
A Solar espera que, com a crescente popularidade, outros projetos escolham a Solar como sua camada de assentamento e implantem suas próprias aplicações descentralizadas. Portanto, o Solar Launchpad oferecerá vários recursos que beneficiam detentores de tokens e projetos incipiáveis:
- Uma taxa de listagem para cada novo aplicativo descentralizado, variando de 10 SXP a 1.000 SXP.,
- KYC opcional e auditorias de novos projetos.
- Queima de taxas de transações e taxas de listagem no Solar Launchpad.
Carteiras
As carteiras Solar atuais são um garfo de repositórios da Arca e são equipadas apenas com funções básicas. Assim, a Solar implantará novas carteiras de desktop, mobile e navegador que podem entregar seus recursos planejados de metaverso e SLP.
Tokenômica Solar
O SXP é o token de utilidade e governança da rede. É usado para votar em propostas de governança, e os eleitores podem delegar-lo para ganhar uma parte das recompensas do bloco. Todos os 480 milhões de tokens SXP que atualmente existem como tokens ERC-20 ou BEP-20 estão sendo trocados a uma proporção de 1:1 para SXP na rede solar, portanto, a oferta total de Solar não será aumentada.
A solar implementou vários mecanismos deflacionários para conter o crescimento de sua oferta. O contrato inteligente do Tesouro detém 40.800.000 SXP, enquanto a Carteira do Fundador detém 50.000.000 SXP.
Preço Solar
A Solar (SXP) está sendo negociada atualmente em torno de US $ 1,35 a partir de 8 de abril de 2022, abaixo de sua alta de todos os tempos de US $ 5,68 definido em abril de 2021. Seu volume de negociação de 24 horas em bolsas é de cerca de US $ 58 milhões, e sua capitalização de mercado totalmente diluída é de cerca de US $ 700 milhões.
Previsão de preços solares e perspectivas futuras
A Solar está tentando reviver um projeto de longa data com uma visão interessante de todas as coisas atualmente em voga na indústria cripto: NFTs, metaversos e plataformas de lançamento. Seu mecanismo de consenso e arquitetura blockchain parecem sólidos e devem se acertar bem com a maior consciência para blockchains “neutras em carbono”.
Se a Solar pode voltar aos altos anteriores dependerá fortemente de quão bem ela pode executar em seu ambicioso roteiro. Muitas blockchains de camada um competiram por um lugar no topo, mas apenas alguns selecionados podem rivalizar com o Ethereum como líder de mercado para aplicativos descentralizados. Se a Solar realmente conseguir cumprir seus extensos planos, pode vir a ser uma das surpresas de alta entre as cadeias L1 em 2022.