A promessa de que os artistas poderiam contornar as casas de leilão é sem dúvida o principal motivo pelo qual os artistas digitais estão considerando o uso de tokens não fungíveis (NFTs). Para não ficar para trás, as casas de leilão começaram a abraçar a mania NFT, fornecendo ecossistemas onde artistas e colecionadores digitais podem vender suas obras de arte.
A Sotheby’s, em particular, lançou uma nova plataforma chamada Sotheby’s Metaverse, propositalmente construída para leilões selecionados de arte digital como NFTs.
Index du contenu:
O que é o Sotheby’s Metaverse?
Desde o início de 2021, a Sotheby’s, a casa de leilões britânica fundada em 1744, está cada vez mais perto de marcar sua presença no espaço da arte digital. E assim, não é nenhuma surpresa que ele esteja fortemente envolvido com tokens não fungíveis (NFTs), considerando que os artistas digitais tendem a adotar a tecnologia blockchain e adotar as tendências NFT. Embora isso seja um dado adquirido, a Sotheby’s elevou as coisas ao lançar uma plataforma focada em NFT – Sotheby’s Metaverse – onde artistas, colecionadores e amantes da arte podem vender, comprar e ver algumas das artes NFT mais prestigiosas.
Sotheby’s Metaverse foi lançado em 14 de outubro de 2021, para acomodar todas as vendas futuras de NFT da Sotheby’s. Diz-se que a plataforma apresenta alguns dos avanços tecnológicos que permitem leilões NFT contínuos e oferece o mesmo nível de experiência associado a mercados NFT mais estabelecidos, como OpenSea e Nifty Gateway. O objetivo é criar um ecossistema NFT envolvente e, ao mesmo tempo, preservar os altos padrões de operação esperados de uma casa de leilões de primeira linha.
Mais especificamente, a plataforma suporta pagamentos criptográficos. Como tal, é seguro dizer que a Sotheby’s está fazendo de tudo para capitalizar o boom do NFT e desempenhar um papel central no emergente espaço da arte digital.
Como funciona o Sotheby’s Metaverse?
Conforme mencionado anteriormente, o Sotheby’s Metaverse opera como um mercado NFT, assim como o OpenSea. A única diferença é que, ao contrário do OpenSea, a oferta da Sotheby’s não realiza seus leilões em rede. Como em qualquer mercado NFT, novos usuários precisam criar uma conta para se tornarem elegíveis para comprar NFTs na Sotheby’s. Como parte dos requisitos impostos aos compradores, você deverá preencher uma declaração na qual deverá fornecer um endereço de cobrança, junto com a documentação apropriada que comprove sua reivindicação. Assim que toda a documentação, incluindo um cartão de identificação emitido pelo governo, for verificada, a Sotheby’s emitirá uma fatura, bem como um link de pagamento para a NFT que você pretende comprar.
O que torna o Sotheby’s Metaverse único?
Abaixo estão alguns dos recursos exclusivos que diferenciam o Metaverso da Sotheby’s.
Estrutura Centralizada
Uma vez que os compradores são obrigados a passar por um extenso processo de verificação de identidade e os leilões são conduzidos fora da cadeia, não há absolutamente nenhuma dúvida de que este mercado NFT utiliza uma estrutura centralizada onde a Sotheby’s assume o papel de intermediário entre os artistas e os compradores.
Infraestrutura de pagamento híbrida
No Sotheby’s Metaverse, os compradores podem fazer pagamentos em moeda fiduciária ou criptomoeda. As criptomoedas suportadas são Bitcoin, USDC e Ether. É importante notar que a plataforma não recebe pagamentos de carteiras auto-hospedadas. Para fazer pagamentos criptográficos na Sotheby’s, você deve enviar sua moeda de carteiras de câmbio mantidas por qualquer uma das seguintes empresas:
-
Coinbase Custody Trust
-
Coinbase, Inc. (incluindo contas Coinbase, Coinbase Pro e Coinbase Prime)
-
Fidelity Digital Assets Services, LLC.
-
Gemini Trust Company, LLC
-
Paxos Trust Company, LLC.
Aqueles que desejam licitar em moedas fiduciárias podem fazer pagamentos com qualquer um dos sistemas convencionais listados abaixo:
-
Transferência bancária
-
Cartão de crédito de até $ 50.000 (Visa, AMEX ou Mastercard)
-
China UnionPay
-
Verificar
Premium do comprador
Para cada lance vencedor, o licitante deve pagar um prêmio do comprador e um prêmio indireto de 1% – exceto nos casos em que essas taxas estão sendo isentas. Dependendo da localização do comprador e do preço do martelo da NFT em questão, o Prêmio do Comprador geralmente varia entre 13,9% e 25%. Você pode verificar a tabela de prêmios do comprador aqui para mais detalhes.
Lance responsivo
A Sotheby’s permite um sistema de licitação responsivo que automatiza a resposta de licitação dos compradores até o preço máximo de licitação predefinido . Em outras palavras, se você tiver o lance mais alto para uma NFT e de repente for superado por outro comprador, o sistema aumentará automaticamente seu lance para garantir que você permaneça como o licitante principal. Observe que essa infraestrutura de licitação responsiva não excederá o valor mais alto que você está disposto a pagar pela NFT.
Nativamente Digital 1.2: Os Colecionadores
Após o lançamento do Metaverso, a Sotheby’s anunciou que o primeiro conjunto de leilões NFT que serão realizados na plataforma acontecerá entre 18 de outubro de 2021 e 26 de outubro de 2021.
Essas vendas incluíram 53 lotes de obras de arte de prestígio – incluindo um CryptoPunk , Bored Ape Yacht Club, cartões comerciais Rare Pepe, Chromie Squiggle e alguns Cool Cats – de propriedade de 19 colecionadores e artistas. Alguns dos colecionadores e artistas conhecidos são Paris Hilton, Pranksy, Steve Aoki e j1mmy.eth. Curiosamente, cada novo usuário é presenteado com um avatar criado pelo popular artista de NFT, Pak.
O leilão de 8 dias foi concluído com sucesso com um total de $ 17 milhões em vendas, com a maior sendo um raro Pepe NFT que saiu por $ 3,6 milhões.