O SPID (Sistema de Identidade Digital Pública) permite que você acesse os portais da administração pública e os serviços on-line dos particulares participantes usando um único nome de usuário e senha. Esse sistema facilita muito o gerenciamento de credenciais, evitando a necessidade de memorizar senhas diferentes para
cada serviço.
Em 2024, o SPID continuará ativo, mas uma transição futura para uma identidade digital única em nível nacional, gerenciada pelo estado: a carteira de identidade eletrônica (CIE) é esperada.
Neste guia, veremos como solicitar o SPID, como ele funciona e o que há de novo em 2024
.
Index du contenu:
O que é o SPID?
O SPID é um sistema de autenticação digital que permite o acesso com uma única identidade digital aos serviços on-line da administração pública, como os do INPS ou da Agência de Receitas, e aos serviços de pessoas físicas que ingressam no sistema. Ele pode ser usado em um smartphone, computador ou tablet.
Como você solicita o SPID
Para obter o SPID, é necessário escolher um provedor de identidade (provedor de identidade digital) dentre aqueles credenciados pela AgID (Agency for Digital Italy). O processo de registro consiste em três etapas principais
:
- Inserindo dados pessoais: você deve fornecer suas informações pessoais, como nome, sobrenome e código tributário.
- Criação de credenciais SPID: o usuário escolhe um nome de usuário e senha que serão usados para acessar os serviços.
Quem pode se inscrever no SPID?
Todos os cidadãos italianos ou portadores de carteira de identidade e código tributário italianos podem solicitar o SPID, desde que sejam maiores de idade. O serviço também está disponível para residentes no exterior.
Documentos necessários para solicitar o SPID
Para se inscrever no SPID, você precisa dos seguintes documentos:
- Um endereço de e-mail válido.
- O número do celular.
- Um documento de identificação válido, como carteira de identidade eletrônica, passaporte ou carteira de motorista.
- Cartão de saúde com código tributário.
Provedores de identidade habilitados
Os operadores habilitados para liberar o SPID incluem:
- Aruba
- InfoCert
- Namirial
- Grupo Intesi
- Lépida
- EtNaid
- InfoCamera ID
- Poste Italiane
- Sielte
- ID da hora
- ID do sistema de equipe
Esses provedores oferecem o serviço de registro e podem diferir em relação aos métodos de reconhecimento e aos custos do serviço.
Modo de reconhecimento
Os métodos de reconhecimento da solicitação SPID incluem:
- Reconhecimento de pessoas: indo aos escritórios dos gerentes de identidade digital ou aos órgãos afiliados, como municípios.
- Reconhecimento remoto on-line: via webcam ou selfie de áudio e vídeo, mostrando documento de identidade e cartão de saúde.
- Reconhecimento on-line via aplicativo: usando a carteira de identidade eletrônica (CIE) ou a carteira de serviço nacional (CNS).
- Assinatura digital: usando um leitor de cartão inteligente e seu PIN.
Níveis de segurança SPID
O SPID fornece três níveis de segurança:
- Primeiro nível: acesso aos serviços por meio de nome de usuário e senha.
- Segundo nível: requer o uso de um nome de usuário, senha e um código de acesso temporário (OTP) gerado por um aplicativo ou enviado por SMS.
O nível de segurança exigido depende do tipo de serviço que você deseja acessar. Por exemplo, o nível de segurança 2 ou superior é necessário para os serviços do INPS
.
Horários de lançamento do SPID
O tempo necessário para obter o SPID varia de acordo com o provedor de identidade e o método de reconhecimento escolhido. Geralmente, o procedimento pode levar de 5 a 20 minutos.
Como escolher um provedor SPID
A escolha do fornecedor é gratuita e pode ser feita com base em vários critérios, como custos, métodos de reconhecimento e o nível de segurança exigido. É aconselhável escolher o provedor de identidade com base em suas necessidades, levando em consideração até mesmo se você planeja usar o SPID no exterior.
Para que é usado o SPID
O SPID é usado para acessar uma ampla gama de serviços da administração pública, como:
- Serviços do INPS (solicitação de cheque único, gestão de pensões, pedidos de desemprego).
- Serviços da Agência Fiscal (consulta da gaveta fiscal, pagamento de impostos).
- Serviços locais (solicitação de atestados do município, gestão do prontuário de saúde, mudança de médico de atenção primária).
O SPID também é necessário para participar de competições públicas por meio do portal de recrutamento do InPA.
SPID para empresas
Até mesmo empresas podem obter uma versão do SPID chamada ‘EidUp’, destinada a freelancers e empresas. Esse tipo de identidade digital facilita as interações com a administração pública, por exemplo, para o gerenciamento de pagamentos de multas e impostos
.
O futuro do SPID: a carteira de identidade eletrônica (CIE)
O SPID atingiu um alto nível de difusão, mas o governo expressou sua intenção de substituí-lo pela carteira de identidade eletrônica (CIE). O objetivo é criar uma identidade digital única em nível nacional, gerenciada pelo estado. A transição do SPID para o CIE é esperada até 2024, com a introdução da identidade digital da carteira de TI
.
O SPID é uma ferramenta indispensável para acessar serviços da administração pública e particulares que ingressam no sistema. Em 2024, ele continuará sendo usado, mas é importante acompanhar os desenvolvimentos relacionados à introdução do CIE, que substituirá progressivamente o SPID nos próximos
anos.