in

Switcheo Exchange: o que é e como funciona

Um dos problemas de longa data que incomodam o mundo das criptomoedas é o fato de que suas exchanges não são descentralizadas. Enquanto toda a comunidade cripto visa vários graus de descentralização e “dar o poder ao povo”, quando se trata de plataformas que são responsáveis por conectar a oferta e demanda cripto, a energia não é exatamente onde foi originalmente imaginada por Satoshi. Existem inúmeras vantagens que vêm com o uso de exchanges descentralizadas:

  1. Anonimato: Suas informações não são armazenadas em um servidor de troca centralizado, o que significa que você é capaz de retê-la.

    Também não há risco de esses dados serem comprometidos em caso de hack.

  2. Justo: Uma questão importante das bolsas centralizadas é a manipulação de preços. Muitas vezes ouvimos como uma exchange está usando bots ou insider trading para controlar os preços. Binance foi acusado de muito isso; recentemente, um post no Reddit foi feito alegando como todo o mercado de criptomoedas é resultado de negociação de informações privilegiadas em bolsa. Embora isso (provavelmente) não seja verdade, uma troca centralizada pode de fato manipular os mercados. Exchanges descentralizadas não têm insiders e, portanto, é impossível manipular a negociação sobre eles.
  3. Nenhum único ponto de falha: A rede não é suportada por um sistema centralizado de nodes. Em vez disso, os nós estão espalhados por todo o mundo e se um desses nós cair, há muitos esperando na fila para assumir seus deveres.
  4. Disponibilidade: Qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora pode acessar a troca e usar seus serviços.
  5. Listagem imediata de tokens: Em um modelo centralizado, os tokens que o usuário recebe durante uma ICO não são imediatamente negociáveis, pois as exchanges precisam listá-los primeiro. Com trocas descentralizadas é possível negociar seus tokens imediatamente.
  6. Facilidade de transferência: As exchanges centralizadas sofrem com a incapacidade de oferecer os serviços de microtransação aos seus usuários, pois as taxas são simplesmente muito altas. Uma troca descentralizada permite que os usuários negociem com taxas muito mais baixas, pois não há custos relacionados ao armazenamento e segurança dos fundos de usuário.
  7. Desempenho: As bolsas centralizadas atuam como um gargalo natural, às vezes causando desacelerações no desempenho. Problemas que essas exchanges experimentam com o suporte ao cliente e os tempos de transação são bem observados e nem mesmo os “flagships” da indústria como a Coinbase foram capazes de evitá-los. Exchanges descentralizadas trarão melhor desempenho.

A questão tem sido muito falada e, como resultado, uma série de bolsas descentralizadas atingiram os mercados. Uma dessas trocas é o Switcheo.

Switcheo é uma Exchange Descentralizada (DEX) construída na plataforma NEO que permite a troca de tokens NEP-5. Sua adição será bem-vinda, já que os tokens neo e neo-based não são negociados em muitos lugares. As razões para isso podem ser explicadas por uma falta geral de confiança nos tokens chineses, que é de onde o NEO está sendo desenvolvido e pelo fato de que muito que neo está fazendo é uma reminiscência do Ethereum. O switcheo em si segue uma fórmula semelhante de copiar o Ethereum e implementar as melhores soluções dos concorrentes em sua própria rede. Exchanges semelhantes (ou seja, EtherDelta e Radar Relay) foram construídas para os tokens ERC da Ethereum e o Switcheo tem muito em comum com eles.

Um grande problema com as trocas centralizadas é a segurança dos fundos de usuários. Estes geralmente são armazenados em locais/s centralizados que são propensos a um único ponto de falha, caso os servidores de troca sejam violados ou as chaves privadas da exchange sejam perdidas. Essas falhas estão completamente fora do controle do usuário individual que depositou os fundos. Ele é forçado a confiar na troca que se comportará racionalmente e cuidadosamente com seus fundos. A exchange Switcheo permitirá que seus usuários negociem com segurança, permitindo que eles mantenham o controle sobre seus tokens o tempo todo. Com base em contratos inteligentes neo, a Switcheo só conduzirá a parte de liquidação comercial de uma transação. Isso significa que a responsabilidade por seus fundos estará em suas mãos; situações como o Monte Gox ou o hack mais recente de um Bitgrail, outra grande e centralizada troca simplesmente não pode acontecer.

Enquanto os DEXs oferecem claramente muitos upgrades nas bolsas centralizadas, como segurança & controle de fundos, listagem imediata de tokens, taxas mais baixas, etc., o Switcheo visa superar as deficiências dos DEXs existentes:

Experiência do usuário

Os DEX’s estão atualmente enfrentando uma série de problemas relacionados a erros de ordem, negociações erradas e erros de cliques são as marcas que podem afetar negativamente a experiência do usuário. A equipe por trás do Switcheo acredita que sua bem pensada UI & UX pode ajudar com isso. O DEX do Switcheo permite o preenchimento parcial das ofertas, a rejulgosidade automática de pedidos com falha e o loteamento de pedidos dentro de uma única transação. O cliente pode, portanto, permanecer no controle enquanto estiver dentro das restrições do contrato inteligente, proporcionando a experiência de uma troca tradicional sem delegar qualquer componente-chave (como correspondência de pedidos) a um serviço off-chain onde podem acontecer travessuras invisíveis, comprometendo assim a integridade de toda a troca. Isso significa, no entanto, que se algum erro acontecer, os usuários não podem culpar a troca e são forçados a assumir a responsabilidade por suas ações.

Segurança de contratos inteligentes

A segurança de um DEX é tão boa quanto a segurança do contrato inteligente por trás dele. A equipe do Switcheo planeja executar uma campanha agressiva de recompensa de bugs ao longo de um mínimo de 2 semanas em cima de auditorias externas, para minimizar a chance de quaisquer bugs críticos em seu contrato inteligente.

Conformidade KYC/AML

Como as leis e requisitos da KYC/AML tornaram-se um padrão no setor, além dos regulamentos para a negociação de valores mobiliários, a equipe do Switcheo implementará whitelists D-KYC em sua troca para que os usuários possam negociá-lo em conformidade com todas as legislações pertinentes.

Liquidez

Os fundos que a Switcheo levanta durante sua ICO serão destinados principalmente a campanhas de marketing e parcerias. Isso deve, esperançosamente, ajudá-los a superar o problema da baixa liquidez/volume de câmbio, construindo uma marca confiável e forte e presença no mercado.

Como era de se esperar, o Switcheo foi construído em cima da plataforma NEO e quer criar uma solução de negociação descentralizada que deverá atrair muita atenção dos proprietários e entusiastas da NEO. O objetivo deste projeto é gerenciar toda a experiência de negociação on-chain, que deve proporcionar uma experiência semelhante às trocas centralizadas sem a necessidade de contar com terceiros.

Taxas

As taxas de negociação no Switcheo são fixas entre 0% e 0,5% tanto para os fabricantes de mercado quanto para os tomadores, dependendo das condições específicas do mercado. Se essa estrutura permanecer, evidentemente será mais do que justa do que aquelas que algumas entidades centralizadas cobram.

Switcheo Token

Da mesma forma que a Binance e a Kucoin, a Switcheo Network tem seu próprio token. O Switcheo Token é um token NEP-5 construído sobre a blockchain NEO e foi lançado durante uma venda pública de crowdsale que foi realizada em 16 de março de 2018. Este token será usado para trocas cruzadas e será usado como “gás” para todas as operações na rede. Haverá também um par de negociação base adicional ligado ao SWH, o que deve melhorar sua liquidez global. A utilização do token SWH para negociação virá com um desconto de 50% nas taxas.

Os dados do coinmarketcap parecem muito escassos, mas algumas fontes sugerem que uma oferta pública de circulação de 750 milhões de Tokens Switcheo (listados sob o símbolo SWH) está lá fora, com uma oferta total de 1 bilhão de tokens. Essa é uma oferta muito alta que pode resultar em preço de token ser um pouco mais baixo. No entanto, se a exchange pegar na base de usuários e atividade, espere que o utilitário de token e o preço sigam o exemplo.

Detalhes do Switcheo ICO

Os dados sobre esta ICO estão em todo lugar. Algumas fontes afirmam que apenas 10% estavam disponíveis durante a venda de tokens, outras relatam números de até 20%. O preço dos tokens SWH foi fixado a uma taxa de cerca de 1 SWH = 0,016 USD.

A parte preocupante é que uma quantidade muito alta de tokens foram reservados para parcerias estratégicas e a equipe switcheo. Pergunta-se como uma troca que se orgulha de oferecer um serviço descentralizado pode ser tão centralizada quando se trata de seu financiamento.

Uma vez que a ICO terminou todas as moedas adequadas NEP-5 foram automaticamente listadas neste protocolo de negociação. Isso foi conseguido através da função Chamada Dinâmica do Switcheo. Se listar ou não tokens ICO em uma exchange descentralizada tão rapidamente é uma boa ideia ainda a ser determinada. Atualmente, o Switcheo não oferece nenhum token neo não relacionado; no entanto, eles planejam expandir sua paleta de moedas, inicialmente com tokens baseados em Qtum e mais tarde com os não especificados.

Suporte ao usuário

A seção de suporte de seu site é muito ruim e oferece muito poucas instruções ou dados. É principalmente centrado em como criar uma carteira adequada NEO e como reivindicar seus tokens SWH. É certo que a troca ainda está em sua infância e sua base de usuários é muito pequena, o que significa que não houve muita oportunidade para que problemas relacionados ao usuário aparecessem.

Para obter mais informações sobre o Switcheo, visite Switcheo.Network ou siga seu Twitter, Telegram ou Reddit.

Equipe

A equipe do Switcheo é composta por alguns veteranos e conselheiros de desenvolvimento de blockchain. Os desenvolvedores incluem Ivan Poon (Desenvolvedor blockchain), Henry Chua (Frontend Developer), Sng Ping Chiang (Backend Developer) e Jack Yeu (Business Development). Os conselheiros são Steven Pang e Yingyu Wang. Steven tem um forte histórico em investimento/aconselhamento de blockchain e criptomoedas. Yingyu tem um forte histórico jurídico, então esses dois se complementam bem e devem ser benéficos para o projeto. Você pode conferir seus perfis no site de projetos para obter mais informações.

Roteiro

Ainda há muito trabalho a ser feito para trazer essa troca descentralizada ao seu pleno potencial. Os lançamentos testnet e mainnet foram concluídos com sucesso e o token nativo está ao vivo. A negociação de tokens QRC20 entrará em operação no 2º trimestre deste ano, com tokens ERC20 a serem adicionados no 3º trimestre. A negociação entre cadeias não ocorrerá até o final de 2018. Muito depende do crescimento do NEO e do seu potencial para ser “o Ethereum chinês”. Atualmente, o foco das redes é resolver as falhas e aumentar a conscientização sobre seu token e sua troca.

Conclusão

A Rede Switcheo é um projeto promissor. A NEO precisa de um DEX para suportar seus tokens NEP-5 e o Switcheo terá a vantagem de primeira. Por ser um DEX, ele oferecerá aos seus usuários todos os pontos positivos que uma troca centralizada nunca poderia. Se eles conseguirem resolver as bordas ásperas e se a rede NEO começar a crescer como esperado (há muitos tokens NEP-5 no funcionamento para 2018) poderíamos estar olhando para um token muito valioso no futuro.

31

Melhores NFTs na NFT Binance Smart Chain (BSC)

crypto 00051

Binance Quiz: Como responder ao Binance Learn & Earn Questions