Menu
in

Top 5 teorias sobre quem criou o Bitcoin

O Bitcoin mudou fundamentalmente a maneira como milhões de pessoas em todo o mundo escolhem trocar valor. Seu fundador, Satoshi Nakamoto, fez grandes esforços para esconder sua identidade.

Todo o conceito de Bitcoin foi um meio de eliminar a dependência de intermediários de terceiros.

Ao esconder sua identidade sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin permitiu que o Bitcoin crescesse organicamente através do consenso da comunidade, em vez da necessidade de uma figura central para dirigi-lo.

No entanto, isso não impediu que as pessoas especulassem sobre a identidade da pessoa por trás do Bitcoin. Hoje examinamos cinco das teorias da conspiração mais populares sobre Satoshi Nakamoto.

Satoshi era anônimo por design

O design do Bitcoin remove um ponto central de falha e influência, o que permite que o Bitcoin permaneça descentralizado no sentido mais puro. Satoshi finalmente se afastou do projeto em 23 de abril de 2011, anunciando em um e-mail para o desenvolvedor do Bitcoin, Mike Hearn, que “eu passei para outras coisas” e “Está em boas mãos”.

Apesar do design do Bitcoin para manter seu criador anônimo, várias teorias diferentes apareceram sobre quem o misterioso criador poderia ser. Aqui estão 5 das teorias mais populares sobre a identidade de Satoshi Nakamoto.

1. Hal Finney •

O impacto de Hal Finney no Bitcoin, seja ele seu criador ou não, é inconfundível. Ele foi a primeira pessoa a receber uma transação de bitcoin, um dos primeiros escritores de código para o blockchain, e acredita-se que seja a segunda pessoa a baixar e executar uma cópia do blockchain depois de Satoshi. Uma mente brilhante cujas contribuições para o desenvolvimento inicial do Bitcoin sempre serão lembradas.

A proximidade de Finney com o desenvolvimento inicial do Bitcoin o torna um dos principais suspeitos de ser o criador do Bitcoin. É concebível que ele tenha usado o pseudônimo Satoshi Nakamoto para manter a atenção no projeto.

Outro link significativo que Hal Finney compartilha com o criador do Bitcoin é que o desaparecimento de Satoshi Nakamoto do projeto coincide com a progressão do SLA de Finney. Finney foi inicialmente diagnosticado com ELA em agosto de 2009, sete meses após o lançamento do blockchain Bitcoin. Ele acabou sucumbindo à doença em agosto de 2014. Seja qual for a verdade, suas contribuições para o Bitcoin ajudaram a tornar o Bitcoin o que é hoje.

2. Nick Szabo •

Nick Szabo é um potencial candidato a ser o misterioso Satoshi Nakamoto. Ele é um cientista da computação, criptógrafo, cypherpunk e trabalhou de perto em projetos de moeda digital pré-Bitcoin. Ele também é creditado com o primeiro desenvolvimento do conceito de contratos inteligentes em 1996 para o direito contratual e protocolos de comércio eletrônico digitalmente estranhos.

Depois de se formar em ciência da computação na Universidade de Washington em 1989, Szabo foi trabalhar para David Chaum na DigiCash Inc. Aqui ele foi diretamente exposto a protocolos criptográficos que protegeriam e manteriam as transações anônimas para pagamentos digitais.

A familiaridade de Szabo em trabalhar com moedas digitais e as dificuldades técnicas que elas apresentam fazem dele um forte candidato a ser o criador do Bitcoin. No entanto, seu histórico cypherpunk e histórico de trabalho com pagamentos anônimos na DigitCash levaram alguns a acreditar que ele desejava permanecer anônimo.

3. Craig Wright (em inglês

)

Encontrar alguém mais desagradável na comunidade Bitcoin do que Craig Wright é difícil. Onde todos os outros candidatos nesta lista negaram ser o criador do Bitcoin, Craig Wright abraçou o título e entrou com ações judiciais de difamação contra aqueles que sugeririam o contrário.

Ele é um cientista da computação australiano que trabalhou na indústria de TI para OzEmail, K-Mart e Australian Securities Exchange. Ele também é responsável pelo hard fork no blockchain do Bitcoin Cash conhecido como Bitcoin Satoshi Vision (BSV) em 15 de novembro de 2018.

Sua principal reivindicação de ser Satoshi foi através de um post que ele fez em seu blog em maio de 2016, onde publicou uma mensagem com uma assinatura criptográfica usando chaves privadas criadas durante os primeiros dias do Bitcoin que estão ligadas a Satoshi. No entanto, mais tarde foi revelado que sua postagem no blog e criptografia de chave pública haviam sido datadas e provavelmente fraudulentas.

Falhando em estabelecer evidências credíveis, Wright passou a processar qualquer um que o desacreditasse, incluindo o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, e os conhecidos bitcoiners Peter McCormack e Hodlonaut. Infelizmente para Craig Wright, você não encontrará muitas pessoas que realmente criaram o Bitcoin.

4. Dorian Nakamoto

Em março de 2014, a Newsweek publicou um artigo alegando ter resolvido o enigma. Eles anunciaram que acreditavam que o criador ilusório do Bitcoin não era outro senão o nipo-americano de 64 anos, Dorian Nakamoto. Um residente da Califórnia que se formou na Universidade Politécnica da Califórnia com um diploma em física e passou algum tempo trabalhando em projetos de defesa classificados.

Sua educação física, sobrenome e endereço vêm da mesma área que Hal Finney. Isso levou muitos a acreditar que ele era o fundador do Bitcoin.

A publicação do artigo da Newsweek levou a comunidade cripto e a grande mídia a um frenesi. O mundo desceu sobre Dorian Nakamoto, e ele foi imediatamente colocado no centro das atenções. Independentemente de ele ser ou não o criador do Bitcoin, a doxing de seu endereço pela Newsweek incomodou muitos Bitcoiners. Como resultado, Andreas Antonopolous criou um fundo de compensação que coletou mais de 67 BTC pelos problemas de Dorian Nakamoto.

5. A ANS

Esta é uma das teorias mais estranhas sobre o criador do Bitcoin, mas existem algumas razões pelas quais ele pode ser considerado uma opção. Do ponto de vista técnico, foi a NSA que primeiro desenvolveu o algoritmo de hash SHA-256 em 2001, que basicamente sustenta a arquitetura do Bitcoin. Portanto, o criador do Bitcoin deveria estar familiarizado com ele durante o desenvolvimento de software.

A NSA e a comunidade de inteligência mais ampla dos EUA se beneficiariam de ter uma infraestrutura financeira que pudesse facilmente mover dinheiro através das fronteiras sem o olhar atento das finanças centralizadas e dos bancos internacionais.

Ironicamente, o oposto também pode ser considerado uma razão para apoiar essa teoria. Cada transação no blockchain do Bitcoin é registrada e visível para todos. Com a ajuda de provedores forenses de blockchain, a comunidade de inteligência dos EUA seria capaz de registrar de forma ativa e confiável todas as transações feitas por qualquer pessoa que escolherem.

Leave a Reply