O desdobramento de ações é uma ferramenta que as empresas usam para aumentar o número total de ações de uma empresa. Isso aumenta a liquidez do título, aumentando sua disponibilidade. Os desdobramentos de ações não alteram fundamentalmente a avaliação de uma ação.
A capitalização de mercado permanece a mesma, mas o preço de cada ação refletirá a mudança no volume.
Por exemplo, se ocorresse um desdobramento de ações e o número de ações dobrasse, o preço de cada ação seria pela metade, uma vez que há o dobro do número de ações refletindo a mesma avaliação. As ações são distribuídas aos acionistas com base no número de ações que detêm atualmente no relatório de desdobramento de ações.
Os desdobramentos de ações ocorrem principalmente para aumentar a liquidez das ações e torná-las mais baratas sem perder valor. Eles normalmente sinalizam que uma empresa é saudável, pois sua avaliação geralmente é alta antes da divisão.
Além disso, ao introduzir um desdobramento de ações, as empresas tornam suas ações mais atraentes para os investidores. Os investidores geralmente estão mais dispostos a investir em 100 ações com uma avaliação de US $ 10 do que 1 ação com uma avaliação de US $ 1.000.
Agora que nossos conceitos básicos de divisão de ações estão cobertos, vamos explorar como seria um desdobramento de ações no caso do bitcoin.
Como seria um desdobramento de ações para BTC
Existem dois cenários para explorar para o bitcoin. A primeira é se o bitcoin deveria mudar seu número total de moedas. O segundo cenário é se o número de unidades em um único bitcoin mudou. Vamos explorar cada cenário em detalhes.
Não mais do que 21 milhões de Bitcoins
Um dos pilares fundamentais em que o Bitcoin se baseia é o princípio da escassez absoluta. Se o número de bitcoins existentes mudasse, seria devastador para a proposta de avaliação do BTC – que seu fornecimento confiável nunca mudasse.
A crença no valor do Bitcoin decorre da leitura de que ele tem uma oferta fixa de 21 milhões. Isso é codificado em cada minerador e nó que opera o blockchain do bitcoin. Portanto, o conceito de divisão de ações, em teoria, não mudaria a capitalização de mercado do Bitcoin, mas, ao fazê-lo, minaria precisamente o que acreditamos dar ao Bitcoin seu valor.
Mas um verdadeiro desdobramento de ações realmente não altera o valor do ativo subjacente, apenas divide o ativo em várias unidades. Veja por que o segundo cenário parece mais plausível:
Várias unidades em um Bitcoin
Um bom caso pode ser feito para dividir bitcoins em mais de 100 milhões de unidades. Neste caso, em vez de 100 milhões de unidades, cada bitcoin poderia ser dividido em um bilhão de unidades (aumento de 10x) ou um trilhão de unidades (um aumento de 10.000 vezes em unidades). Nada muda sobre o preço de 1 BTC, mas há uma diferença perceptiva no número de unidades que alguém possui.
Em conjunto com a permissão de maior divisibilidade no bitcoin, outros fatores poderiam ser introduzidos para tornar o bitcoin um investimento mais atraente. Por exemplo, em vez de ter BTC (~ $ 16k cada) como a unidade base para comprar em plataformas, as exchanges podem decidir vender satoshi (~ $ 0,00016 cada).
Este último dá a impressão de que alguém está recebendo muito mais estrondo por seu dólar, embora não haja diferença no que está comprando. A indústria não precisa ir além do viés unitário mostrado na ascensão monolítica de Shiba Inu (SHIB). Pode ser do melhor interesse dos proponentes do bitcoin apoiar essa mudança para esmagar o viés unitário experimentado pelos recém-chegados ao bitcoin.
É importante notar que isso não mudaria nada sobre os fundamentos do Bitcoin e só faria com que parecesse mais barato para usuários não iniciados.
Como seria um desdobramento de ações para a ETH?
Em comparação com o BTC, o ETH é muito mais maleável. Não tem uma oferta fixa à qual está ligada ou a partir da qual ganha valor. Embora a avaliação da ETH seja determinada por sua capitalização de mercado e pela quantidade de ETH em circulação, ela tem a capacidade de introduzir novas moedas e queimar as existentes. Isso dá à ETH uma oferta ilimitada e uma maneira de reduzi-la quando desejado para corresponder ao crescimento e manter um preço estável em suas tarifas de gás.
O Ethereum London Hard Fork em agosto de 2021 realmente se envolveu no que é chamado de divisão reversa de ações. Isso é o oposto do que acontece em um desdobramento de ações. Em vez de introduzir novas moedas ou ações na oferta, elas são retiradas de circulação. Além disso, o London Hard Fork introduziu o EIP-1559, que reformou o mercado de taxas de transação e a forma como os reembolsos de gás eram tratados.
Taxas elevadas para o gás ETH
A introdução de uma divisão de ações na ETH poderia criar uma nova dinâmica e aumentar substancialmente sua utilidade. As tarifas de gás têm sido um problema persistente para a ETH ao longo de sua história e o que ajudou a levar a uma transição para um mecanismo de consenso de prova de participação.
Quanto mais pessoas usarem a rede Ethereum e tentarem enviar transações, maiores serão as taxas. Quanto mais blockchains L2 e dApp forem desenvolvidos no blockchain Ethereum, maior será o volume de transações que precisarão ser processadas. A fusão de prova de participação não continha nada que abordasse diretamente as altas tarifas de gás.
Um desdobramento de ações e a introdução de mais moedas no sistema não afetarão o volume de transações, mas poderão ajudar a reduzir as taxas de gás, reduzindo o preço geral de cada ETH. Se isso for bem-sucedido, os desdobramentos de ações na ETH podem ser uma ferramenta eficaz. Da mesma forma, se o volume de transações diminuir ou o preço do ETH se tornar muito baixo, um desdobramento reverso de ações poderá ser implementado.
É claro que a distorção da unidade é um problema menor no ETH porque é muito mais barato do que o BTC em uma base unitária.
Inspirando-se nas finanças tradicionais
O conceito de introduzir o desdobramento de ações em criptomoedas mostra o quão diferente cada projeto individual é um do outro. Por exemplo, em um projeto, isso poderia ajudar a se adaptar à estabilidade de longo prazo de uma cripto, como a ETH, aumentando a liquidez do projeto. Considerando que, em outro projeto como o BTC, se um desdobramento de ações ocorresse, quase certamente entraria em colapso o próprio projeto.
Há mais aspectos a serem considerados, e só porque um desdobramento de ações pode ser certo para um projeto, ele levanta questões sobre quem é o responsável final por sua implementação, quem ganha mais e se poderia ser abusado.