Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Um fundo mútuo pode alterar a alocação de ativos ao distribuir fundos de investidores?
Um fundo mútuo investe em várias classes de ativos, de acordo com o Documento de Informação do Esquema (SID). Exemplos típicos de uma proposta de alocação de ativos para um esquema podem ser:
- Um fundo de ações pode investir de 80% a 100% em ações; 0% a 20% em títulos do mercado monetário.
- As quebras de alocação de ativos de um fundo podem parecer de 65% a 80% em ações; 15% a 35% em títulos de dívida; 0% a 20% em títulos do mercado monetário.
Na maioria dos casos, a alocação para uma categoria de ativos é mencionada como um intervalo. O gestor do fundo não pode alterar a afetação de ativos para além dos limites estabelecidos no SIA, mas tem o direito de a alterar dentro dos limites indicados. Por exemplo, dentro do patrimônio, a alocação entre empresas de grande e média capitalização não é mencionada acima, o que permite que o gestor do fundo mantenha uma alocação diferente entre grandes e médias capitalizações em momentos diferentes.
Se for necessário alterar a afetação de ativos do regime, a sociedade gestora de fundos deve obter a aprovação dos administradores do fundo e dos participantes existentes. A empresa também deve anunciar a proposta de mudança em público. Todos os investidores existentes podem sair do esquema por um período de 30 dias, sem pagar taxas de saída, se houver.