in

Venus Protocol: o que é e como funciona

Nesta revisão, analisaremos Venus.io, um mercado descentralizado para credores e mutuários com stablecoins sem fronteiras. Em particular, vamos focar nas principais características da plataforma, como liquidez, taxas de juros e segurança, entre outras coisas.

Sobre Vênus

Venus Protocol (Venus) é um sistema de mercado monetário baseado em algorítmico construído para introduzir empréstimos baseados em financiamento descentralizado abrangente (DeFi) e um sistema de crédito para a Binance Smart Chain (BSC).

Além disso, o mercado descentralizado de Vênus para credores e mutuários permite stablecoins sem fronteiras com protocolo imutável do mercado monetário diretamente na cadeia.

O mercado monetário e a plataforma de stablecoin sintética foram desenvolvidos pela Swipe Wallet em 2021. Embora seja construído exclusivamente na Binance Smart Chain, o design do protocolo é baseado em Composto e MarkerDAO, que são integrados à plataforma Venus, proporcionando as vantagens de ambos os sistemas.

Além disso, o Protocolo venus apresenta seu próprio token de governança nativo (XVS), que fornece aos membros da comunidade controle sobre a governança do protocolo. Os comerciantes podem usar o token baseado em BEP-20 para votar mudanças como a introdução de novos tipos colaterais, modificação de parâmetros e coordenação do desenvolvimento de produtos.

Os Users da plataforma podem aproveitar os seguintes recursos:

  1. Emprestar criptomoedas e stablecoins sem cheque de crédito e com emissão rápida.
  1. Forneça criptomoedas e stablecoins e ganhe um rendimento percentual anual flexível (APY) em troca do fornecimento de liquidez ao protocolo, que é garantido por ativos super-colateralizados.
  1. Use sua garantia dada para stablecoins mint (VAI) que podem ser gastas em mais de 60 milhões de lugares globalmente usando a plataforma Swipe, bem como outras.
  1. O protocolo é controlado por sua própria moeda nativa, o Venus Token (XVS), que serve como um token de governança e pretende ser uma distribuição de lançamento justa para a comunidade.

Por que os investidores de criptomoedas usam Vênus?

O Venus Protocol entrou no espaço com os traders de criptomoedas à procura de plataformas digitais que fornecem custos mais baratos para empréstimos e taxas de juros mais altas para empréstimos de ativos descentralizados.

Através da Vênus, os usuários podem utilizar seus ativos de criptomoeda oferecendo criptomoedas super-colateralizadas como garantia para a rede, facilitando um ambiente de empréstimo seguro no qual o credor recebe um rendimento percentual anual composto (APY) pago por bloco. Em contrapartida, o mutuário paga juros sobre a criptomoeda emprestada.

Neste caso, o protocolo estabelece essas taxas de juros utilizando um rendimento de curva, onde as taxas são automatizadas dependendo da demanda de um determinado mercado.

  • Entre as muitas distinções entre Vênus e outros protocolos do mercado monetário está sua capacidade de utilizar garantias depositadas não apenas para emprestar outros ativos, mas também para cunhá-los em stablecoins sintéticas com posições super-colateralizadas que salvaguardam o protocolo;
  • Em vez de moedas fiduciárias convencionais, as stablecoins sintéticas em Vênus são apoiadas por ativos cripto;
  • A Venus faz uso da Binance Smart Chain para realizar transações rápidas e de baixo custo, ao mesmo tempo em que ganha acesso a uma grande rede de tokens embrulhados e liquidez;
  • Os usuários podem fornecer garantia digital em troca de um empréstimo de até 75% do valor total de seus ativos digitais;
  • Vênus foi desenvolvida na Binance Smart Chain, o que significa que ela não é controlada por uma autoridade central e opera de forma transparente;
  • A lista de criptomoedas aceitas é extensa e inclui moedas conhecidas como Venus (XVS), USD Coin, BNB, ETH, ADA, DOGE, e muitas criptomoedas e stablecoins mais proeminentes.
  • Venus também lançou a VAI, a primeira stablecoin descentralizada do mundo, que é apoiada por ativos cripto, bem como uma lista de outras stablecoins.

Os principais produtos do mercado venus

Existem quatro características principais do Protocolo de Vênus, que serão discutidas em mais profundidade abaixo:

  1. Fornecimento de ativos;
  2. Empréstimos de ativos;
  3. Stablecoins sintéticas;
  4. Governança de Vênus.

1. Fornecimento de ativos

Usando a plataforma, você pode ganhar juros sobre seus ativos. Os fundos retidos dentro do protocolo podem ganhar rendimentos percentuais anuais (APYs) dependendo do uso da curva de rendimento do mercado específico em que estão participando.

  • Uma parte do bloco ganha juros, que podem ser usados como garantia para empréstimos ou para stablecoins de menta.
  • Ao fornecer ativos cripto para Vênus, os usuários podem participar como credor, mantendo a segurança de garantias no protocolo.
  • Uma vez que todos os ativos do usuário são agrupados em contratos inteligentes, você pode retirar sua oferta a qualquer momento, desde que o saldo do protocolo seja positivo.
  • Os usuários que fornecem sua criptomoeda ou ativo digital à Vênus obterão um vToken, como o vBTC, que é o único token que pode ser usado para resgatar a garantia subjacente que eles forneceram.
  • Os usuários do protocolo Venus são capazes de tokenizar seus ativos usando a Binance Smart Chain e ganhar vTokens portáteis, que eles podem usar para mover seus ativos para armazenamento a frio, transferi-los para outros usuários ou uma variedade de outras coisas.

2. Empréstimo sob demanda

Os usuários do protocolo Venus podem acessar liquidez instantânea utilizando sua garantia vToken para tomar empréstimos do Protocolo venus rapidamente, sem incorrer em quaisquer taxas de negociação ou deslizamento, e tudo ocorrendo diretamente na cadeia.

Além disso, Vênus fornece liquidez sob demanda que é acessível em qualquer lugar do mundo. Para emprestar qualquer uma das criptomoedas, stablecoins ou ativos digitais suportados da Vênus, os usuários devem fornecer garantias bloqueadas por protocolo.

Uma característica útil da Vênus é que permite que os clientes emprestem ativos sem a necessidade de fornecer informações de crédito, o que é benéfico porque fornece um novo começo para o domínio descentralizado. Ao mesmo tempo, o conceito super-colateralizado serve como uma camada adicional de proteção aprimorada, em vez de uma restrição ou obstáculo.

Tomar empréstimos de até 75% do valor colateral desses ativos requer excesso de colateralização. O protocolo define as taxas colaterais, que são então gerenciadas pelo processo de governança. Você pode então emprestar contra esses ativos dependendo de sua relação colateral, que varia de 40% a 75%.

Considere o seguinte cenário: se o Bitcoin tem um valor colateral de 75%, isso implica que você pode emprestar até 75% do valor do seu Bitcoin. Portanto, se um usuário fornece o protocolo Venus com US $ 100.000 em BTC, ele pode emprestar até 75% do valor.

Um evento de liquidação pode ocorrer se o valor colateral de um usuário cair abaixo de 75%, ou qualquer que seja a porcentagem de razão de garantia de um ativo.

  • Não são necessários pagamentos mensais e os usuários serão cobrados uma taxa de juros composta para cada bloco;
  • Para que o usuário devolva a garantia, ele deve devolver seu saldo original e acumular juros ao protocolo;
  • A curva de rendimento do contrato determina as taxas de juros do mercado, enquanto o uso do mercado determina a taxa de juros para esse mercado.

Liquidações

A liquidação da garantia de um usuário pode ocorrer se ela ficar abaixo dos critérios necessários para o lado do empréstimo ou stablecoin do mercado. Essas liquidações estão sujeitas a uma taxa de liquidação e devem ser concluídas para cumprir quaisquer obrigações pendentes.

Finalmente, o usuário recebe de volta qualquer garantia restante se houver alguma. Quando uma posição colateralizada é liquidada, um liquidante pode ganhar financeiramente.

3. Stablecoins sintéticas

O Venus System permitirá que os usuários mint VÃO (VAI), uma stablecoin sintética atrelada ao preço de US $ 1 dólar americano (USD), usando os vTokens a partir da garantia subjacente que eles já forneceram ao protocolo.

  • É possível que os usuários emprestem até metade do seu valor colateral restante do vTokens, a fim de cunhar VAI.
  • O Protocolo Venus permite a criação de stablecoins sintéticas via Governança. VAI será a stablecoin padrão do protocolo, cunhada a partir de garantias já cometidas em Vênus.
  • Essas stablecoins serão desprovidas de curvas de rendimento que definem suas taxas de juros, que são referidas como taxas de estabilidade em outros protocolos. O mecanismo de Governança do Protocolo de Vênus estabelecerá taxas de juros.
  • Stablecoins sintéticas são criadas fornecendo e bloqueando uma única criptomoeda ou uma cesta de criptomoedas.
  • Os usuários podem trocar vUSD por outros ativos usando a plataforma Swipe Wallet, e ele é conversível para todos os ativos suportados, incluindo USD, que podem ser resgatados imediatamente para uma conta bancária verificada.

4. Governança de Vênus

O protocolo foi construído para permitir a governança da comunidade em sua fundação. Como não há pré-minas para a equipe de Vênus, desenvolvedores e fundadores garantem que o protocolo será controlado por indivíduos que optam por minerar Tokens Venus.

A criação de uma proposta requer duas coisas:

  1. O proponente precisará de 300.000 XVS.
  2. A proposta deve atingir quórum de pelo menos 600.000 XVS para que ela seja aceita.

A seguir, exemplos dos recursos de governança de Vênus:

  • Adaptação das taxas de juros variáveis para refletir mudanças em todos os mercados;
  • Expansão do protocolo com a adição de criptomoedas adicionais ou stablecoins;
  • Planos de distribuição de reservas de protocolos de delegados;
  • Votação de atualizações de protocolos e mudanças propostas;
  • Definição de taxas de juros fixas para stablecoins sintéticas.

Símbolo de Vênus (XVS)

O Venus Token (XVS) rege o Protocolo de Vênus e foi projetado para ser uma criptomoeda de “lançamento justo”.

Existem duas maneiras de ganhar XVS, pois não há fundadores, equipe ou alocação de desenvolvimento:

  1. Através do Binance LaunchPool.
  2. Fornecendo liquidez ao protocolo.
  • Um total de 20% de oferta de 30.000.000 XVS será dedicado ao projeto Binance LaunchPool, onde os usuários poderão minerar esses tokens, com 1% do fornecimento total de XVS reservado para subvenções ao ecossistema binance Smart Chain.
  • O XVS é distribuído pela mineração de liquidez, com 35% indo para mutuários, 35% para provedores e 30% para casantes de stablecoin.

vTokens

Quando a garantia é fornecida, o protocolo gera ativos atrelados conhecidos como vTokens. Estes vTokens refletem a unidade da garantia fornecida e podem ser utilizados como um mecanismo de resgate. A votação é feita por detentores da Venus Tokens, que geram e administram vTokens através de processos de governança.

Taxas de Vênus

Vênus não tem uma estrutura de taxa definida, uma vez que o valor de cada transação varia dependendo da troca, demanda e outras variáveis.

As taxas de juros cobradas nos empréstimos são determinadas de forma semelhante, pois mudam em resposta às condições do mercado e podem fornecer vários retornos em diferentes momentos do tempo.

Vênus está segura?

A governança da Rede Vênus é democrática e totalmente descentralizada, assim como o funcionamento da própria rede. Como dito anteriormente, a super-colateralização inerente dos empréstimos serve como uma forma de segurança com cada parte do bloco de um livro.

Além disso, o padrão BEP-20 aplica-se a todo o Protocolo de Vênus, enquanto a própria Vênus é licenciada e de código aberto sob a Licença do MIT.

As tentativas de manipulação de mercado são evitadas usando oráculos de alimentação de preços, como os do Chainlink, que oferecem dados de preços confiáveis que não podem ser interferidos.

Em setembro de 2021, atacantes anônimos tentaram hackear Vênus e roubar 3,7 milhões de fundos XVS. No entanto, através do guardião da governança, a equipe de Vênus foi capaz de impedir que essa proposta fosse implementada, um mecanismo de segurança usado apenas em emergências. Notavelmente, a segurança e a estabilidade de Vênus são imediatamente ameaçadas quando um invasor tenta obter o controle do protocolo por suborno, conhecido como VIP42.

Assim, a equipe de Vênus pretende propor uma organização autônoma descentralizada mais segura (DAO) para Vênus no futuro, e eles estão ansiosos para discuti-lo com os principais projetos DeFi e comunidades de Vênus. Por enquanto, Vênus empregará seu guardião para proteger seus usuários de quaisquer VIPs absurdos ou perigosos.

Anteriormente, o protocolo perdeu cerca de US$ 77 milhões sem restrições de desvio em oráculos devido a flutuações no mercado selvagem.

No entanto, desde então, a equipe de Vênus vem tomando medidas para fornecer a melhor gestão de riscos possível, incluindo a contratação e a criação de um comitê de risco independente que conduzirá uma revisão contínua do Protocolo, incluindo:

  • Fatores colaterais mais baixos;
  • Propostas Multisig;
  • Estabelecer um comitê de risco independente para fazer análises em andamento (Conselho de Vênus);
  • Bloqueie o sistema OTC e melhore o controle de riscos;
  • Pesquisa comunitária;
  • Rescindir todos os relacionamentos de terceiros até a revisão da nova gestão.

Suporte ao cliente

A equipe de Vênus está respondendo em uma variedade de plataformas, e a comunidade ativa também pode ajudar novos usuários a navegar em torno dos inúmeros domínios.

Você pode descobrir mais sobre o protocolo e sua equipe de desenvolvimento em suas plataformas de rede, tais como:

  • Telegrama;
  • Github;
  • Gorjeio;
  • Média.

Prós e Contras

Profissionais

  • Todos os ativos do Protocolo Venus estão vinculados à norma BEP-20;
  • Os usuários podem ganhar APYs em fundos mantidos dentro do protocolo, dependendo da demanda do mercado por um ativo;
  • Os usuários podem tokenizar seus ativos na Binance Smart Chain e receber vTokens portáteis;
  • Obter acesso à liquidez instantânea globalmente;
  • Sem cheques de crédito;
  • Transações competitivas e seguras.

Contras

  • Atualmente, não há aplicativo móvel disponível para dispositivos Android ou iOS;
  • Edições anteriores com flutuações de liquidez;
  • Ao lidar com volumes muito grandes, uma arquitetura super-colateralizada pode ser constrangedora.

Pensamentos finais

O Protocolo Venus foi criado para fornecer aos usuários da plataforma um mercado descentralizado e seguro onde eles podem aceitar empréstimos, coletar juros e stablecoins sintéticas de menta.

Os usuários podem depositar uma variedade de criptomoedas ou ativos digitais suportados na plataforma, que podem ser usados como garantia para empréstimos, fornecer liquidez e ganhar um APY. Além disso, a plataforma digital para negociação de ativos digitais descentralizados permite transações rápidas, seguras e baratas.

A Venus fornece uma solução escalável no mercado monetário, produzindo um token de governança controlado pela comunidade chamado XVS. O token XVS é dispersado através de um processo de lançamento justo sem alocações de fundadores e equipes e é apoiado por uma organização bem financiada.

Em suma, o principal objetivo da rede Venus é fornecer um mercado mais seguro e saudável para os usuários do protocolo. O objetivo da equipe é criar uma plataforma mais confiável para transações como empréstimos agregados de mineração e ganho de juros, e atualmente é um dos vários protocolos que estão sendo desenvolvidos para enfrentar desafios no DeFi.

Perguntas frequentes sobre Vênus

O que é o Protocolo de Vênus?

O Protocolo Venus fornece um protocolo abrangente de mercado monetário algorítmico na Binance Smart Chain para empréstimos e empréstimos de ativos digitais. Ele permite transações rápidas e de baixo custo, dando acesso a uma grande rede de tokens embrulhados e liquidez na plataforma descentralizada.

O que é o símbolo de Vênus (XVS)?

O Venus Token (XVS), que rege o Protocolo de Vênus, pretende ser uma criptomoeda de “lançamento justo” descentralizada. Os usuários podem comprar o token XVS trocando-os no mercado ou minerando-os na plataforma. O XVS pode ser cunhado para servir como garantia para empréstimos, e também pode ser trocado por outras stablecoins.

Vênus está segura?

Devido à sua arquitetura subjacente, o protocolo venus garante uma operação confiável devido a empréstimos supervarados e outras verificações de segurança de terceiros. Além disso, a norma BEP-20 aplica-se a todos os ativos do Protocolo Venus permanecendo totalmente descentralizados como um protocolo de mercado monetário imutável diretamente na cadeia enquanto são licenciados e de código aberto sob a Licença do MIT.

Vênus é escalável?

Uma vez que a Venus é construída sobre a Binance Smart Chain, ela é altamente escalável e fornece transações rápidas, eficientes e competitivas em um ambiente seguro.

3

Como comprar BNB (Binance Coin) | Passo a passo

crypto 00026

FTX US: o que é, como funciona e é confiável?