in

Visualizando todo o blockchain: é possível?

Em sua forma mais simples, um blockchain é um livro-razão digital que é constantemente atualizado, nunca pode ser alterado e mantém um registro de livre acesso de todas as transações que já ocorreram na rede. Tudo isso está disponível publicamente para qualquer um que possa vê-lo. Tudo o que você precisa é de uma conexão decente com a Internet e você está pronto para correr.

A questão de saber se você pode ver todo o blockchain não é tão simples quanto você imagina.

Bitcoin é um exemplo de um blockchain público

A tecnologia Blockchain é provavelmente uma das invenções mais inovadoras dos tempos modernos. O objetivo é criar um fluxo confiável, não filtrável e não censurável de dados e informações acessíveis por qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo. E embora o blockchain esteja apenas emergindo de seu estágio embrionário, ele tem um enorme potencial para ter um impacto positivo no futuro próximo.

Para explorar ainda mais a ideia de saber se podemos visualizar todo o blockchain, é essencial perceber que não há apenas um blockchain singular. Na verdade, existem 3 tipos principais de blockchains: blockchains públicos, privados e híbridos.

Bitcoin e Ethereum são dois exemplos de blockchains públicas. Atualmente, existem pelo menos 1.000 blockchains diferentes e, como todos eles existem como livros contábeis separados, cada um tem seu próprio explorador de blockchain. É aqui que você pode acessar livremente todas as transações já feitas em um blockchain específico.

Por exemplo, se você quiser verificar o status de sua última transação ETH, tudo o que você precisa fazer é consultar o explorador de blockchain Ethereum. É aqui que todas as suas transações de ETH são livremente acessíveis e onde você também pode explorar todas as outras transações de ETH que já foram feitas.

Então, se você precisar visualizar todo o blockchain Ethereum, poderá fazê-lo. Simplesmente, visite etherscan.io e comece a explorar. Você pode pesquisar dados de transação específicos para sua transação de criptomoeda ou pesquisar com base em parâmetros diferentes, como endereço do destinatário, endereço do remetente ou ID da transação.

Se você quiser explorar outras transações de criptografia, você pode repetir o processo para cada um dos diferentes blockchains públicos. Abaixo, fornecemos alguns exploradores para algumas das maiores criptomoedas por capitalização de mercado:

  • Bitcoin: btcscan.org/
  • Ethereum: etherscan.io
  • BNB: bscscan.com
  • XRP: bithomp.com/explorer

Os blockchains privados normalmente operam em uma escala muito menor com acesso controlado. Esses blockchains não são descentralizados, não são imutáveis e controlam quem tem permissão para visualizar, modificar e excluir dados. Claramente, a maioria dos dados em um blockchain privado não se destina ao escrutínio público.

O caso de uso mais significativo de um blockchain privado seria uma CBDC (Central Bank Digital Currency).

As blockchains híbridas
estão no centro de tudo, combinando elementos de blockchains privadas e públicas. Isso permite que eles controlem quem pode visualizar os dados armazenados no blockchain e quais dados podem ser visualizados publicamente.

Dois ótimos exemplos usando blockchain híbrido na cadeia de suprimentos são o IBM Food Trust e o Walmart.

Conclusão: Depende do blockchain

Então, se tomarmos essa pergunta pelo valor nominal, então a resposta deve ser não. Você não pode visualizar todo o blockchain, apenas devido ao fato de que existem blockchains privados aos quais você não tem acesso. Você não pode nem ver todos os blockchains de uma só vez. Você pode, no entanto, visualizar todo o blockchain do Bitcoin. Você só precisa usar exploradores de blockchain que pertencem a blockchains específicos. Em outras palavras, você pode visualizá-los, mas apenas um de cada vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels tima miroshnichenko 7567565

DEX: 3 coisas que todo mundo erra

pexels roger brown 5126268

Bitcoin substituirá a moeda no futuro