Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Você deve investir no plano direto de um fundo mútuo?
Entre milhares de esquemas de fundos mútuos disponíveis no mercado, como você pode escolher 4-5 fundos que são mais apropriados para sua carteira? Se você é novo em fundos mútuos, investir com a ajuda de um consultor / distribuidor através de um plano regular é aconselhável em vez de um plano direto, uma vez que você precisa entender como os fundos mútuos funcionam, o que você deve procurar em um fundo, em que tipo de fundo investir, etc. É melhor apoiar a taxa do distribuidor em um plano regular do que acabar com o conjunto errado de fundos em seu portfólio que pode atrapalhar seus objetivos futuros.
A menos que você entenda os tipos de fundos,
como os fundos constroem sua carteira de acordo com o objetivo de investimento, o nível de risco em um fundo, se um fundo é adequado para o curto ou longo prazo, fornecerá renda normal ou criação de riqueza, que são os indicadores de desempenho de um fundo e, finalmente, por que você está investindo; você precisa de orientação na seleção de fundos Um plano direto funciona Bom apenas para aqueles investidores que investiram em fundos mútuos por algum tempo e entendem esses produtos. Seria uma boa ideia começar a investir em um plano regular e mudar para o plano direto para compras futuras depois de ganhar alguma experiência com seu portfólio existente.